Página Inicial Professor Aníbal Bragança
 Copyleft

Deseja receber notícias do Lihed? Inscreva-se na nossa newsletter!

Nome:

Estatísticas de Visitas

mod_vvisit_counterHoje5
mod_vvisit_counterOntem6
mod_vvisit_counterSemana33
mod_vvisit_counterMês58
mod_vvisit_counterTotal48434

Designed by:
Reseller hosting Joomla Templates
Hosting services

Sobre Aníbal Bragança

Biografia breve:

Aníbal Francisco Alves Bragança, português, nascido em Santa Maria da Feira (Aveiro), em 1944, radicado no Brasil desde 1956, com “igualdade de direitos”, residente em Niterói (Estado do Rio de Janeiro).

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Bacharel em História pela mesma universidade. Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pesquisador bolsista e Consultor ad hoc do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) do Ministério da Ciência e Tecnologia. Coordenador do Núcleo de Pesquisa Livro e História Editorial no Brasil (Lihed-UFF). Ex-coordenador do Núcleo de Pesquisa Produção Editorial, da Intercom.

Mais informações acadêmicas: Currículo Lattes, disponível em:

Bancário (1960-1966) e livreiro-editor (1966-1986). Fundador das livrarias Diálogo, Lufe e Pasárgada, além do Centro do Livro/Livros para Todos, em Niterói (RJ).

Principais cargos ocupados:

Coordenador nacional (interino) do Proler – Programa Nacional de Incentivo à Leitura.

Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro. 2006.

Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, S. Paulo – SP (2002-2005)

Secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Niterói (1989-1990)

Presidente (interino) da Fundação Niteroiense de Arte - Funiarte (1989)

Presidente (fundador) do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Niterói (1989-1990)

Sócio das seguintes entidades:

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
www.intercom.org.br

Associação de Leitura do Brasil
www.alb.com.br

Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro
www.realgabinete.com.br

Membro efetivo:

Academia Niteroiense de Letras
www.academianiteroiense.org.br

Pen Clube do Brasil
www.penclubedobrasil.org.br

Principais honrarias recebidas:

2007: Intelectual do Ano 2007-2008, conferido pelo Grupo Mônaco de Cultura (Niterói).

2007: Medalha Professor Felisberto de Carvalho, conferida pela Câmara Municipal de Niterói.

2002: Sócio Benfeitor, conferido pelo Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.

1999: Medalha José Cândido de Carvalho, conferida pela Câmara Municipal de Niterói.

1996: Prêmio Intercom para a melhor dissertação do ano na área de Editoração.

1991: Comenda da Ordem do Mérito, conferida pela Presidência da República Portuguesa.

1985: Cidadão Honorário da cidade de Niterói, conferida pela Câmara Municipal de Niterói.

Sobre Aníbal Bragança: algumas fontes

“Saudação a Aníbal Bragança, Intelectual do Ano”. Roberto Santos Almeida. Discurso proferido na entrega da honraria. Solenidade no Teatro da UFF, Niterói, 2007.
Para ler o texto, clique no título.

“Aníbal Bragança”, breve biografia, por Luís Antônio Pimentel, em Artes fluminenses, A Tribuna, Niterói, 22 de agosto de 2007.
Para ler o texto, clique no título.

Enciclopédia de Literatura Brasileira, org. por Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa, 2a. ed., rev. S. Paulo: Global; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001, p. 370.

Arquivos do Grupo Cultura Letrada: http://groups.google.com/group/cultura-letrada

“Aníbal Bragança, livreiro, editor, professor, pesquisador e cidadão niteroiense”. Álbuns de fotos Picasa.
Para acessar, clique aqui

Joomla!, Powered by Joomla! and designed by SiteGround web hosting